sexta-feira, julho 08, 2005

uma questão de adeptos

não é só em termos de ídolos e de história que a instituição perde para o MAIOR. a recente invenção do sócio-kit arranjado pelo presidente vieira para vigarizar os pobres associados do raquítico clube do bairro de benfica roça o ridículo. mas a mentira tem perna curta, a começar pelos seis milhões de adeptos...

"A história dos 6 milhões de benfiquistas existentes em Portugal, assumem-no agora os dirigentes do próprio clube num estudo que divulgaram, não passou, em boa verdade, de uma fantasia.

Há muito que se sabia que o mito dos 6 milhões de adeptos benfiquistas em Portugal era uma ficção. Ao longo das últimas décadas foram várias as sondagens e estudos de opinião que colocaram bem mais abaixo o volume de apoiantes do clube da Luz. Mas, à força de tanto ser repetida a efabulação dos 6 milhões, ela acabou por se tornar, para os mais crentes ou ingénuos, uma realidade (ainda que virtual). Quando não mesmo um dogma inquestionável.

Afinal, agora é o próprio Benfica a desmentir a invenção dos 6 milhões. Tendo, porventura, a noção de que certos exageros são insustentáveis a prazo e de que algumas ilusões, além de efémeras, acabam por se tornar contraproducentes. Assim sendo e de acordo com uma sondagem divulgada oficialmente, há poucas semanas, pela Direcção da Luz, mais de metade dos portugueses não simpatiza com o Benfica, pois os adeptos da águia em Portugal não chegam sequer aos 5 milhões. Ou seja, a história dos 6 milhões, assumem-no os dirigentes do próprio clube, não passou de uma quimera. Insistentemente propalada aos quatro ventos, interiorizada por muitos como verdade oficial, utilizada como último e definitivo argumento em momentos de crise ou infortúnio —mas, em qualquer circunstância, uma fantasia.

Os dados apresentados pelo Benfica indicam que o clube tem 4.752.354 adeptos em Portugal. Uma estimativa, reconheça- se, bem abaixo dos utópicos 6 milhões. E que se aproxima já da média de vários estudos e sondagens sobre esta matéria, que aponta para números à volta dos 4,4 milhões de simpatizantes para o Benfica, 3,3 milhões para o Sporting e 2,2 milhões para o FC Porto. Mas o estudo encomendado pelo Benfica, supõe-se que da empresa Aximage, não podendo confirmar, longe disso, os tais 6 milhões, dispara para outras alturas e direcções.

E descobre que há, no mundo, nada mais nada menos do que… 14 milhões de benfiquistas! Se, em Portugal, não chegam aos 5 milhões, essa penosa redução do contingente de adeptos é compensada com reforços prodigiosos fora de portas: quase 4 milhões de benfiquistas em Moçambique, perto de 3 milhões em Angola ou meio milhão só no Canadá. Sem esquecer os 153.584 benfiquistas encontrados na África do Sul, os 116.790 residentes na Indochina ou os 5699 que foram descobertos ao sol das Caraíbas. Tudo somado, e contando com os quase 100 mil seguidores da causa benfiquista em terras tão improváveis como a China ou a Austrália, dámais de 14 milhões.

Sem querer desmerecer da boa vontade do estudo, vale a pena atentar com mais vagar e atenção nalguns números. Em Moçambique, por exemplo, existirão 3.803.123 benfiquistas (e 123 porquê? de onde virá tamanha exactidão? a sondagem foi feita pelo telefone? em urna fechada? Mistérios…). Ora, isso significa que mais de 20 por cento de toda a população moçambicana é benfiquista. Uma falange de adeptos que deve fazer inveja ao Ferroviário de Nampula, ao Desportivo do Maputo ou ao Maxaquene, campeões moçambicanos que nem um terço desses adeptos podem apresentar como cartão-de-visita.

O mesmo se passa em Angola, onde o Petro de Luanda, o 1.º de Agosto, o Sporting de Cabinda ou, para não ir mais longe, o Benfica do Lubango se vêem impotentes perante a multidão de 2.784.202 (e 2? porquê 2?) adeptos de Karadas e do clube lisboeta.

Outra curiosidade: na China há mais torcedores do Benfica, 76.168 para ser preciso, do que nos Açores. Um montante que impressionará até clubes chineses de topo como o Xangai Xenhua, o Liaoning ou o Sichuan. E, sempre seguindo à letra o estudo do Benfica, os adeptos do clube na longínqua Indochina ultrapassam, para surpresa geral, os benfiquistas da portuguesaMadeira. Tão imprevisto como os mais de 116 mil adeptos do Benfica que é possível identificar entre os habitantes do Vietname, do Laos ou do Cambodja só a tendência para a aglomeração de benfiquistas em luxuosas zonas turísticas: são 5699 os adeptos espalhados pelos mares das Caraíbas e 81.559 os que se contaram dispersos pelas belas paisagens e montanhas do Tirol.

Mesmo não contabilizando a Islândia, uma falta imperdoável neste estudo, assim se chega aos tais 14 milhões. Que, com a contribuição da claque islandesa, omitida por lapso ou negligência, subiria certamente aos 15 milhões.

Tão curiosa e não menos megalómana do que este estudo à escala planetária é a campanha dos kits de novos sócios. Que Luís Filipe Vieira começou por exigir que chegassem ao meio milhão. Baixou, depois, a fasquia para 300 mil novos sócios. E, logo de seguida, para 300 mil sócios no total, ou seja, os novos sócios apenas têm de duplicar os já existentes, basta vender um pouco mais de 200 mil kits. Até Outubro.

Porque, assegurou o presidente do Benfica, «se isso não acontecer é porque os benfiquistas não concordam como meu projecto, significa que os sócios entenderam que aminha missão terminou. Enesse caso termina mesmo » em Outubro. A venda de kits, no entanto, parece longe de corresponder a tão gigantescas expectativas. Apesar de, por 55 euros, os kits darem direito a descontos imperdíveis, a presenciar dois dos 17 jogos do campeonato e a continuar a pagar quotas todos os meses. Veremos, dentro de seis meses ou um ano, a taxa de sobrevivência dos novos sócios-kit. Luís Filipe Vieira, por seu lado, parece já arrependido do que disse. E pondera seriamente a hipótese de não cumprir a promessa de sair em Outubro. Não é com tanta ligeireza que se abandona a liderança de uma instituição que tem 14 milhões de adeptos. E que, feitas bem as contas aos kits, não ficará muito aquém dos 300 mil associados."

in a bola, by josé antónio lima, colunista

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estes lamps sao ridiculos, verdade, eles acreditam mesmo nisto.
Mocambique ter cerca de 4 milhoes de adeptos, onde apenas cerca de 1 milhao sabe ler e escrever e 98% da populacao vive da agricultura de subsistencia e nem sabe o que sao clubes de futebol.
Imagino no questionario que fizeram devia ter a seguinte pergunta:
Gosta do clube dos "Galinha".
Galinha? muito bom, gosta muito, em casa tem muita galinha.
Sim, quantas?
Resposta:ah! mesmo muita, umas 10.
E assim, se fez a estatistica.
Mais uma para o anedotario portugues, nisto o benfica dever ser o maior.

4:21 da manhã  
Blogger nog_ofloda said...

mas expliquem-me uma coisa de clube tu és Travassos?
Ainda n te vi postar um post em k n fales do Benfica, um seker!!!
Eu a pensar que ias falar do E_não_ker_ir e nada?!! ou entao do Miguel, vens falar em adeptos? Mas qual é a dúvida que tens?
O LFV sempre disse que queria 300 000 sócios nunca disse que queria ver 300 000 kits sabes porque? porque o Benfica já tem 100 000 sócios pagantes!! e olha k estes todos tem as quotas em dia, porque caso não fosse feita a renumeração já não eram preciso vernder 200 000 mas sim 145 000...
por isso n sei o k keres demostrar...
acerca do Sporting ter 3.3 milhoes de adeptos não sei aonde eles estão... aki pelo menos no Porto eles devem estar enfiados no esgoto...

6:16 da tarde  
Blogger MB said...

obsessão


do Lat. obersione

s. f., impertinência excessiva;
preocupação constante;
perseguição insistente;
ideia fixa;

Teol., estado de pessoa que se crê atormentada e perseguida pelo espírito maligno.

2:43 da manhã  
Blogger Red Glock said...

Eu até tinha prometido... mas voltei só para fazer uma pequena correcção.
Na passada 6ª feira, na secção de sócios do SLB, foi-me dada a certeza de que neste momento somos 168.xxx sócios pagantes!
A idéia do LFV é vender sencivelmente 200K Kits (200K + 55€) e com isso fazer um encaixe onetário substancial!

Over & Out

RG

12:29 da tarde  
Blogger Bakero said...

Travassos, travassos...ainda está para vir o dia em que tu escrevas um post sem uma única referência que seja ao Benfica!
Quanto à questão que levantas: mas alguém alguma vez disse que o Benfica tinha 6 milhões de adeptos em Portugal!? Se somos 10 milhões de habitantes, dos quais uma parte não liga nenhuma ao futebol isso era impossível, não? O que se falava era que existia 6 milhões espalhados pelo mundo, e eu sempre achei que esse número era curto.
Não sei se são 14 milhões, nem se esse estudo tem grande base científica. Mas contando os adeptos do Benfica em Portugal, Palop's e emigrantes, são muitos, muitos milhões. Muitos mais do que os do Sporting e FCPorto.
E depois repara, que clube é este que mete 30.000 adeptos num estádio no Algarve, 30.000 noutro no Porto, que tem 6.000 adeptos em San Siro, quase 10.000 em Estugarda!? Sim, que clube é este que tem 60.000 adeptos no estádio à espera da equipa às 5 da manhã de domingo, já não falando na festa imensa que as televisões mostraram em toda e qualquer cidade deste país, e um pouco por todo o mundo, aquando da festa do campeonato!? Pois, é o Sport Lisboa e Benfica, o tal que não te cansas de escrever sobre...

7:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta rapaziada do SL Orcs é mesmo iletrada...

todos comentam o texto como sendo do Travassos mas no fundo não leram pívia...

Não é que este excelente artigo é assinado por um colunista do orgão oficial do benfica, ou seja... A Bola?!!

Ningéparóbaifica, ningéparóbaifica,...

Kezman, Zenden, Robinho, Dédé, Van der Meyede, Julio Cruz, Tomasson... como é que a gente pára isto?! ai aiiiii

11:06 da manhã  
Blogger S.L.B. said...

Ainda que "só" cheguemos aos 200.000, digam-me o nome de um outro clube no mundo que tenha tantos sócios...

A "azia" é tanta que até mete dó...

1:15 da tarde  
Anonymous Apre said...

Se chegarem aos 130mil o Orelhas virá logo dizer que são os melhores do mundo e continua!

Os prógnósticos do Recreativo da Luz para este ano não são tão favoráveis...

5:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O acp tem 200.000 sócios, é o maior clube portuguÊs!

11:19 da tarde  
Blogger Red Glock said...

Em ano de centenário não está nada mal! Parabéns campeão!

- O Sporting é um clube completamente endividado. No caderno de economia da última edição do Expresso vem lá todo o drama leonino.

- O Sporting deve mais de 270 milhões de euros à banca, 114 milhões referentes ao project finance.

- Os leões só estão autorizados a comprar jogadores depois de fazerem mais-valias de 5 milhões de euros/época. Por isso se compreende porque tudo está dependente de Enakarhire este ano.

- O pagamento da dívida extinguir-se-á no final da temporada... 2018/2019!!

- A Sporting, SAD é responsável por 85% dos custos com pessoal do universo Sporting. Da última temporada para esta, a SAD reduziu em 3,5 milhões de euros os custos com pessoal (de 21 para 17,5) ainda quer cortar mais 1,5 milhões no próximo ano. O artigo, no qual Rui Meireles é citado, diz ainda que o Sporting ganhou um total de 6,5 milhões com a última epopeia europeia, sendo que a presença na fase de grupos pode equivaler à entrada imediata de seis milhões de euros.


RG

10:20 da manhã  
Blogger Red Glock said...

Não têm guita para mandar cantar um cego, e andam a brincar com os outros!
Simplesmente VER GO NHO SO!

RG


Sp. Braga diz-se «gravemente lesado» pelo comportamento do Sporting
O Sporting de Braga veio a público revelar os contornos das negociações mantidas com o Sporting no que diz respeito à transferência de jogadores, nomeadamente João Alves, Wender e Nunes, deixando antever que o negócio muito dificilmente será concretizado.

Os responsáveis bracarenses revelam que, numa reunião mantida na segunda-feira, os seus homólogos do Sporting alteraram uma proposta feita anteriormente e que visava a transferência de João Alves e Wender para Alvalade - o médio por 2,5 milhões de euros por 50 por cento do seu passe e o avançado por um milhão de euros -, apenas dependente da consumação do negócio para a venda de Enakarhire ao Dínamo Moscovo.

Porém, e conforme foi agora revelado, os «leões» surgiram a pedir apenas a opção de compra sobre João Alves para a próxima época e a oferecer 400 mil euros mais os empréstimos de três jogadores (Nuno Santos, Hugo e Valdir) para a aquisição de Wender e Nunes. «Uma proposta impensável para os interesses do Sp. Braga e contrária ao acordo estabelecido», pode ler-se no comunicado divulgado pelo clube «arsenalista».

Interrogando-se, então, sobre quais os verdadeiros interesses do Sporting nesta operação, o Sporting de Braga destaca que sente-se «gravemente lesado pelo comportamento do Sporting» e deixa ainda uma mensagem aos jogadores: «Temos a certeza que compreenderão a forma como foram usados para a concretização de outras intenções, e não se sentirão afectados, não deixando de considerar os responsáveis do Sporting não-compradores, mas sim vendedores de ilusões.»

10:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Red Bosta, sabes a situação económica do benfica?
A unica coisa que se sabe foi LFV ter dito que o passivo eram 325 MILHÔES DE EUROS (sabes fazer contas?), isto foi o que ele disse, agora podes imaginar a situação real, ou seja, BANCA ROTA.
Antes de falares de quem tem as contas transparentes, públicas, a dívida totalmente negociada com a banca e já apresenta resultados líquidos positivos olha para a javardeira que vai na tua casa onde o buraco é tão grande que ninguem o conhece.
Cambada de ignorantes!!!

11:30 da tarde  
Blogger Kapilé said...

E continuam as ofensas gratuitas! Mas pq?!? Todos sabemos que a verdade custa ouvir, mas não é preciso baixar o nível!

EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH80 mil cts. pelo Wender e Nunes! Acreditem que ainda não consegui parar de rir!
Será que o SC Braga está em saldos, e ninguém nos avisou?!

Coitados dos lagartos!

KAPILÉ

ps.: E agora sem o ganha pão Lee Édson, vamos ver como vai ser!

10:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

lee edson fica, o tomasson é k vai para o estugarda, pk nem com operações -coração aka kits conseguem contratar jogadores de jeito :)
fikem-s pelos "lugares da liga" pk grandes ekipas não é para vocês

11:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Offsides da Organizacao
  • Apaf
  • Assoc. Treinadores
  • FPF
  • Sindicato dos Jogadores
  • Jogadores em Offside
  • Beto
  • Cristiano Ronaldo
  • Helder Postiga
  • Luis Figo
  • Ricardo Carvalho
  • Rui Costa
  • Simao Sabrosa
  • Clubes em Offside
  • Beira-Mar
  • Belenenses
  • Benfica
  • FC Porto
  • Moreirense
  • Nacional da Madeira
  • Penafiel
  • Rio Ave
  • Sp. Braga
  • Sporting
  • Vit. Guimaraes
  • Offsides da Escrita Nacional
  • A Bola
  • Bola Branca
  • Mais Futebol
  • O Jogo
  • Record
  • Relvado
  • Sport Tv
  • TSF desporto
  • Zero Zero
  • Offsides da Escrita Internacional
  • As
  • Bundesliga
  • Calcio
  • Calcio Mercato
  • Don Balon
  • El Mundo Deportivo
  • Football 365
  • Four the Game
  • Futbol Me
  • Give me Football
  • Goal.com
  • Guardian
  • Libre Directo
  • Liga Espanhola
  • Marca
  • Planet Futbol
  • Premier League
  • Servi Futbol
  • Soccer Base
  • Soccer Spain
  • Sport
  • Tifonet
  • Outros Offsides
  • Adufe
  • Afixe
  • Aviz
  • Blasfémias
  • Bomba Inteligente
  • Blogame mucho
  • Blogotinha
  • Causa foi Modificada
  • Contra a Corrente
  • Doce da Avozinha
  • Do Portugal Profundo
  • Gato Fedorento
  • Ideias Soltas
  • Janela para o Rio
  • Jaquizinhos
  • Mar Salgado
  • Memória Virtual
  • No quinto dos Impérios
  • O Período
  • O Vento lá fora
  • Semiramis
  • O Tronco da Teia
  • Weblog
  • Em Offside

    Powered by Blogger

    Estou no Blog.com.pt