sexta-feira, julho 01, 2005

parabéns ao campeão

o sporting faz hoje anos - 99. parabéns ao campeão!

parabéns à enorme família sportinguista que faz deste clube maior que o próprio país. sem inventar datas, adulterar aniversários ou criar centenários apócrifos, eis que se apresenta o MAIOR a perfazer um século de vida.

1 de julho de 1906 - "esforço, dedicação, devoção e glória, eis o sporting"

o sporting não é o melhor e o maior clube português por mero acaso. é-o por genética, tradição, valores e pela escrita que os seus ídolos deixaram, perpetuando-se pelo passar dos tempos.

fechando o círculo a três clubes - sporting, "la famiglia" e a instituição - aos de alvalade está escrito no seu ácido desoxirribonucleico (adn) o que em nenhum dos outros dois está ou pode estar: a verdade. é idiossincrásico – o sporting foi o único que nunca mentiu na sua data de nascimento. e quem mente na sua identidade, mente em tudo o resto, de menor valor.

“filho que pais amargura, jamais conte com ventura”

instituição – é como alguém dar como sua data de nascimento o dia de nascimento de um dos seus pais. o sport lisboa, nascido por iniciativa de jovens belenenses e casapianos em 28 de fevereiro de 1904, juntou-se a um clube de ciclismo, o sport benfica, criado a 26 de julho de 1906: já na altura, numa prolepse histórica, sentiam a falta de um estádio e de dinheiro. é então que, a 13 de setembro de 1908, nasce o sport lisboa e benfica. mas este, não agradado com a sua juventude precoce, prefeririu optar pela pressa adulta. assim, exultar o centenário em ano do 96º ano de vida…

“la famiglia” – foi buscar uns registos de 1893 que mostram por escrito um clube com o mesmo nome, “football club porto”, para poder datar a agremiação ainda do século XIX. fundado a 2 de agosto de 1906 por josé monteiro da costa (está escrito n’“o tripeiro” pela mão do jornalista manuel queiroz, em 1983), festejaram durante oito décadas esta data. até chegar ao clube pinto da costa. este decidiu, através de uma analogia homónima, recuar até 28 de setembro de 1983…

se este exemplo de como a mentira perdura mas vai tornando-se estéril com os anos – usando a máxima de goebbels de que uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade – é, por outro lado, chocante.

stromp quis, deus sonhou e a obra nasceu...

e no que aos ídolos diz respeito, as águas também se separam entre o sporting e os outros dois mentirosos.

o sporting conta com muitos ídolos, e espalhados pelas diversas modalidades. parabéns a todos os campeões da família leonina:

visconde de alvalade (o “pai”)
francisco stromp (fundador)
fernando peyroteo, josé travassos, manuel vasques, jesus correia, albano, héctor yazalde, manuel fernades, rui jordão, vítor damas, luís figo (futebol)
antónio livramento, ramalhete, garrido (hóquei)
carlos lopes, fernando mamede (atletismo)
alfredo trindade, joaquim agostinho (ciclismo)
carlos lisboa (basquetebol)
miguel maia (voleibol)
moniz pereira (treinador)

a primeira medalha de ouro de portugal nuns jogos olímpicos, o primeiro golo numa competição europeia de futebol, a fantástica equipa de hóquei que dominou a europa, o recorde europeu de mamede. fortaelcidos para entrar no ano do centenário...

e os para sempre proscritos:

“la famigila” – pinto da costa, pedroto e reinaldo teles

instituição – eusébio, eusébio, eusébio

ídolos sportinguistas. muitos. e sem pés de barro. sem bairrismos e limitações no pensamento. eis o sporting.

*tirado do post publicado a 20 de janeiro de 2005 (arquivo off-siders)

16 Comments:

Blogger Kapilé said...

travecos, filho, desculpa lá a minha ignorância, mas campeão de quê? Eras capaz de me explicar? É que agora fiquei mesmo baralhado, muito confuso mesmo!

Kapilé

3:18 da tarde  
Blogger MB said...

O Benfica é só Eusébio...mas explica-me lá porque é que escolheste Carlos Lisboa e Antonio Livramento, dois simbolos do Benfica, para "parebenizar"?

É um bocado surreal este post, mas tudo bem!

2:42 da manhã  
Blogger Bakero said...

Realmente, este post é um pouco surreal. Pronto, o Sporting faz 99 anos e aceito que queiras elevar tudo de valor que o Sporting fez nesses anos...
Mas depois começas com um parabéns campeão (?), que dá logo vontade de rir..
Depois dizes que o Sporting é o maior e melhor clube de Portugal!? Quanto ao melhor, isso é muito subjectivo, pra mim o Benfica é o melhor, pra ti o Sporting é o melhor, pra um andrade o porto é o melhor, pra um leixonense o leixões é o melhor e por aí adiante. Ou se quiseres, o ano passado o melhor clube português era o porto, há 3 anos era o Sporting, este ano é o Benfica. É quando são campeões...
Agora em relação ao maior, sabes bem que não. Mesmo juntando as modalidades ao barulho. O Benfica, quer se queira, quer não, é o maior clube Português e até o porto, quer se queira, quer não, já tem uma dimensão superior ao Sporting (exceptuando no nº de adeptos).
E depois lá vem a lenga-lenga que a data de fundação do Benfica é errada. Só te vou dar 2 informações: A questão do nome é irrelevante. O Real Madrid chamava-se Madrid F.C. e não alterou a data de fundação quando o Rei de Espanha renomeou o clube de Real Madrid. Também AC Milan, Man Utd, Liverpool, etc. etc. tiveram nomes diferentes no ínicio da sua história.
O 2º aspecto mais importante são documentos que provam que em 1908 os membros do Sport Lisboa e Benfica, fizeram um jantar de festejo dos 4, repito 4 anos do clube. Portanto já aí, não houve dúvidas de quando era considerada a data da fundação.
De qualquer maneira, os meus parabéns ao Sporting, quanto muito o clube mais eclético de Portugal e que conte muitos, porque a rivalidade benfica-sporting é uma coisa muito bonita :-).

1:19 da tarde  
Blogger Travassos said...

mb - antónio livramento fez parte da melhor equipa de hóquei de sempre deste país; inclusive a nível internacional onde, com o sporting, ganhou todas as taças europeias... no funeral, a bandeira de sporting por cima do seu caixão foi um desejo seu. de sportinguismo... (também fez uns jogos pela instituição).

carlos lisboa - já são várias as entrevistas em que ele disse sempre ser sportinguista. mais: o melhor e mais emblemático basquetebolista de sempre de portugal só ingressou na instituição e no queluz depois de sagrar-se bicampeão nacional pelo... sporting!

esclarecido mb, passemos a outro adepto mais confuso benfiquista...

bakero - pode ir buscar as datas que quiser e tentar mostrar que se reuniram numa tarde quente de agosto para tentar provar a verosimilhança da data de nascimento da instituição. não consegue. inventaram a data - logo de início quando na junção de dois clubes optaram pela escolha da data do mais antigo em vez de começarem a contabilizarem logo ali, na data de união... simples!

e ir buscar outros clubes para tentar provar o mal é ridículo. tipo: "assaltei um banco, mas como já houve outros que o fizeram qual é o mal!?..." - tss, não colhe, olhe que não colhe

melhor - quando se diz melhor tem de ter-se dados para fazer tal afirmação. quando digo melhor digo que, em termos de títulos, só o barcelona, a nível europeu, consegue ter mais que o sporting.

maior - não é à toa que chamam ao sporting o MAIOR. "é pró MAIOR, é pró MAIOR", sempre ouvi desde que de miúdo vou a alvalade. "glorioso" chamam à "famiglia" e à instituição...

conclusão: à "famiglia" o clube de reinaldo teles; à instituição o clube de eusébio.

ao MAIOR a maior grandeza por serem tantos... obrigado sporting!

2:10 da tarde  
Blogger MB said...

"também fez uns jogos pela instituição" LOL

O Livramento jogou no Sporting, não nego isso e pode ser sportinguista do coração...tudo bem, mas isso não impede que grande parte da sua carreira tenha sido no Benfica:

14 épocas, 701 jogos (470 como capitão), 1089 golos, 8 vezes campeão nacional.


O Carlos Lisboa começou no Sporting, mas grande parte da carreira foi passada no Benfica (nem vou comparar o número de titulos, porque chega a ser ridiculo).

E se vais falar no sportinguismo do Carlos Lisboa e do Antonio Livramento, eu falo no Benfiquismo do Figo e do Cristiano Ronaldo.

Não é o "ismo" dos atletas que faz deles os simbolos de clubes. Se fores por aí, também podes dizer que o Carlos Manuel foi um grande simbolo do Sporting.

E também não é uma breve passagem que faz de um atleta o simbolo de um clube. O Eusébio (já que para ti o Benfica é só Eusébio) jogou no Beira-Mar...então é o simbolo do clube?

4:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Essa do Cristiano Ronaldo ser benfiquista é muito engraçada.. só pq o labrego do pai que nem aparece é lampião (como todos os labregos) o puto já é lampião. :)

Quanto o benfiquismo do figo essa é ainda mais surreal... grande benfiquista, o que ele festejou o golo do Sporting na taça UEFA, no seu lugar comprado.

É só rir estes lampios.

2:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Todos os Lampios sao ridiculos, perder tempo a responder-lhes, como dar perolas a porcos.
Ninguem atura o egocentrismo e arrogancias desses insignificantes.
Dirigidos por traficantes, vigaristas e chulos que devem dinheiro ao fisco, atraves do nome do clube andam a limpar a face roubando o dinheiro de todos os portugueses.

7:09 da manhã  
Blogger Travassos said...

mb - percebo que a ausência de ídolos que sempre grassou pela instituição o afaste da realidade. mas estou cá eu para ajudar o benfiquista mais perturbado com a história...

o livramento e lisboa são do sporting - sempre o assumiram. e jogaram com a camisola verde-e-branca e de leão ao peito durante muitos anos. jogaram muitos jogos e alcançaram muitos títulos. chegaram a voltar depois de terminarem as suas carreiras...

acha que o carlos manuel entra aqui - nem sequer pelo que fez no futebol...

por isso digo sempre - podem comprar campeonatos; podem roubar os eusébios todos; podem comprar camisolas com o díptico "dobradinha"; podem arranjar os nomes que quiserem para disfarçar a realidade. mas nunca, nunca, conseguirão ser maiores que o sporting...

8:27 da tarde  
Blogger MB said...

Desculpe lá...eu sempre pensei que o Carlos Lisboa e o Livramento tivessem jogado largos anos no Benfica e tivessem ganho vários títulos e (imagine lá a confusão que eu estou a fazer) tivessem sido capitães do Glorioso. Devem ter sido outros jogadores!

Foi com base nesse meu lapso, que trouxe à baila o Carlos Manuel, que também era sportinguista, mas jogou 9 anos na luz e ganhou diversos títulos, acabando por ter depois uma passagem de dois anos em Alvalade enquanto futebolista e alguns meses enquanto treinador. Quis com esse paralelismo mostrar que não é por serem sportinguistas que o Lisboa e o Livramento não são simbolos do Benfica.

Já agora peço humildemente, o curriculo do Livramento e do Lisboa, para saber por onde passaram durante as suas carreiras e que titulos conquistaram.

Essa do roubo do Eusébio tem piada, sobretudo se pensarmos na história da fundação do Sporting!

Só não percebo como é que o Benfica, mesmo não tendo os idolos que tem o Sporting, consegue ter um palmarés tão vasto, em várias modalidades. Já sei...foram todos comprados...é o sistema a funcionar desde 1904!

12:15 da manhã  
Anonymous FIL said...

FORÇA SPORTING! PARABÉNS!
Os valores que este clube defende e representa dão 10 a 0 a benficas e portos, sempre deram, e isto dói a muitos deles. É um clube sério e só para alguns, é único, é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

5:49 da tarde  
Blogger Apre said...

Força Sproting para o ano de centenário que se fossem como os vizinhos da 2ª cicular já o tinham comemorado há 4 anos por causa do pré-fundador, Clube de Belas!

Elels comemoraram o pré-fundador de ciclismo.

2:21 da tarde  
Blogger Apre said...

Sporting, (sorry).

Quais são os adeptos com maior poder de encaixe para este teste?...

6:35 da tarde  
Blogger Bruno Ribeiro said...

Caro Travassos:

compreendo perfeitamente o seu post apaixonado, mas quer queira quer não, o Futebol Clube do Porto foi fundado a 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida sob a designação de Foot-ball Club do Porto - Sociedade Sportiva. A utilização de nomenclatura anglo-saxónica deve-se ao facto de à altura o jogo não estar devidamente implantado no nosso país e como tal tudo no jogo era mantido no original. Não há indossiação entre o Foot-ball Club e o Futebol Clube do Porto, que mais não é do que a tradução do primeiro, como poderá, caso queira, constatar na inscrição exterior do Campo da Constituição.

Aliás, o primeiro jogo oficial do clube realizou-se frente ao Clube Lisbonense em 1894, na Cup d'El Rey, com a designação Porto - Lisboa por exigência do Rei para o patrocínio da partida. O que aconteceu em 1906 foi o abandonar de um outro projecto da cidade, o Grupo Recreativo "O Destino", em favor do Foot-ball Club do Porto como forma de garantir a sobrevivência deste dadas as dificuldades em manter um clube de futebol na altura.

Saudações desportivas, e parabéns ao seu clube

3:13 da manhã  
Blogger Red Glock said...

Em ano de centenário não está nada mal! Parabéns campeão!

- O Sporting é um clube completamente endividado. No caderno de economia da última edição do Expresso vem lá todo o drama leonino.

- O Sporting deve mais de 270 milhões de euros à banca, 114 milhões referentes ao project finance.

- Os leões só estão autorizados a comprar jogadores depois de fazerem mais-valias de 5 milhões de euros/época. Por isso se compreende porque tudo está dependente de Enakarhire este ano.

- O pagamento da dívida extinguir-se-á no final da temporada... 2018/2019!!

- A Sporting, SAD é responsável por 85% dos custos com pessoal do universo Sporting. Da última temporada para esta, a SAD reduziu em 3,5 milhões de euros os custos com pessoal (de 21 para 17,5) ainda quer cortar mais 1,5 milhões no próximo ano. O artigo, no qual Rui Meireles é citado, diz ainda que o Sporting ganhou um total de 6,5 milhões com a última epopeia europeia, sendo que a presença na fase de grupos pode equivaler à entrada imediata de seis milhões de euros.


RG

10:18 da manhã  
Blogger Red Glock said...

Mais uma vez, parabéns campeões! Em ano de centenário, é só cenas tristes!
Não têm guita para mandar cantar um cego, e andam a brincar com os outros!
Simplesmente VER GO NHO SO!

RG


Sp. Braga diz-se «gravemente lesado» pelo comportamento do Sporting
O Sporting de Braga veio a público revelar os contornos das negociações mantidas com o Sporting no que diz respeito à transferência de jogadores, nomeadamente João Alves, Wender e Nunes, deixando antever que o negócio muito dificilmente será concretizado.

Os responsáveis bracarenses revelam que, numa reunião mantida na segunda-feira, os seus homólogos do Sporting alteraram uma proposta feita anteriormente e que visava a transferência de João Alves e Wender para Alvalade - o médio por 2,5 milhões de euros por 50 por cento do seu passe e o avançado por um milhão de euros -, apenas dependente da consumação do negócio para a venda de Enakarhire ao Dínamo Moscovo.

Porém, e conforme foi agora revelado, os «leões» surgiram a pedir apenas a opção de compra sobre João Alves para a próxima época e a oferecer 400 mil euros mais os empréstimos de três jogadores (Nuno Santos, Hugo e Valdir) para a aquisição de Wender e Nunes. «Uma proposta impensável para os interesses do Sp. Braga e contrária ao acordo estabelecido», pode ler-se no comunicado divulgado pelo clube «arsenalista».

Interrogando-se, então, sobre quais os verdadeiros interesses do Sporting nesta operação, o Sporting de Braga destaca que sente-se «gravemente lesado pelo comportamento do Sporting» e deixa ainda uma mensagem aos jogadores: «Temos a certeza que compreenderão a forma como foram usados para a concretização de outras intenções, e não se sentirão afectados, não deixando de considerar os responsáveis do Sporting não-compradores, mas sim vendedores de ilusões.»

10:04 da manhã  
Anonymous luís said...

sem pés nem cabeça... temos pena

8:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Offsides da Organizacao
  • Apaf
  • Assoc. Treinadores
  • FPF
  • Sindicato dos Jogadores
  • Jogadores em Offside
  • Beto
  • Cristiano Ronaldo
  • Helder Postiga
  • Luis Figo
  • Ricardo Carvalho
  • Rui Costa
  • Simao Sabrosa
  • Clubes em Offside
  • Beira-Mar
  • Belenenses
  • Benfica
  • FC Porto
  • Moreirense
  • Nacional da Madeira
  • Penafiel
  • Rio Ave
  • Sp. Braga
  • Sporting
  • Vit. Guimaraes
  • Offsides da Escrita Nacional
  • A Bola
  • Bola Branca
  • Mais Futebol
  • O Jogo
  • Record
  • Relvado
  • Sport Tv
  • TSF desporto
  • Zero Zero
  • Offsides da Escrita Internacional
  • As
  • Bundesliga
  • Calcio
  • Calcio Mercato
  • Don Balon
  • El Mundo Deportivo
  • Football 365
  • Four the Game
  • Futbol Me
  • Give me Football
  • Goal.com
  • Guardian
  • Libre Directo
  • Liga Espanhola
  • Marca
  • Planet Futbol
  • Premier League
  • Servi Futbol
  • Soccer Base
  • Soccer Spain
  • Sport
  • Tifonet
  • Outros Offsides
  • Adufe
  • Afixe
  • Aviz
  • Blasfémias
  • Bomba Inteligente
  • Blogame mucho
  • Blogotinha
  • Causa foi Modificada
  • Contra a Corrente
  • Doce da Avozinha
  • Do Portugal Profundo
  • Gato Fedorento
  • Ideias Soltas
  • Janela para o Rio
  • Jaquizinhos
  • Mar Salgado
  • Memória Virtual
  • No quinto dos Impérios
  • O Período
  • O Vento lá fora
  • Semiramis
  • O Tronco da Teia
  • Weblog
  • Em Offside

    Powered by Blogger

    Estou no Blog.com.pt