segunda-feira, maio 16, 2005

O que é ser do Benfica?

Muitos já o leram, mas julgo importante colocar este texto do "fedorento" Ricardo Aráujo Pereira.
Isto é realmente ser do Benfica.
Travassos, como é ser anti-Benfica?

"O Benfica tem boas hipóteses de ser campeão, este ano, e eu confesso que não consigo pensar noutra coisa. Devo acrescentar que, mesmo quando o Benfica não tem hipóteses nenhumas de ser campeão, eu não consigo pensar noutra coisa. Mas estou longe de ser um fanático, atenção. Detesto fanáticos do Benfica. São insuportáveis.
Os fanáticos acham que o Benfica é o melhor clube do mundo. Um benfiquista a sério pensa doutro modo: não é a questão de achar; nós temos a certeza que o Benfica é o melhor clube do mundo.Os fanáticos são uns maricas.

Um benfiquista a sério continua a acreditar na conquista do campeonato, mesmo quando isso já é matematicamente impossível. Porque é que há-de ser a matemática a ditar a possibilidade de se ser campeão? Porque não a literatura? O titulo pode ser matematicamente impossível mas, ainda assim, literalmente possível. O que impede uma equipa que esteja a liderar o campeonato, num determinado momento, de abdicar do titulo a favor do Benfica, por ser a equipa que pratica o melhor futebol e veste o equipamento mais bonito? Nada.

Um benfiquista a sério tem aspirações irrealizáveis. Um sportinguista a sério quer que a equipa do Sporting jogue bem. Um portista a sério quer que a equipa do Porto seja aguerrida. Um benfiquista a sério quer que a equipa do Benfica seja «O BENFICA». E ser «O BENFICA» é quase impossível - especialmente para o Benfica. Isto porque um benfiquista a sério é quase doente. O Benfica bem pode ganhar um jogo por 4 ou 5, que nós saímos da Luz a dizer: «Não jogamos nada, pá». Isto é, evidentemente, um elogio. É por isto que nós somos o Benfica. Não nos contentamos com sermos os maiores.

Sabemos que podemos ser ainda melhores do que aquilo. Podemos ser «O BENFICA». E temos todas as condições para sê-lo, uma vez que, curiosamente, já somos o Benfica. Não sei se me faço entender. É provável que não. Eu próprio estou um bocado à nora.
Um benfiquista a sério exige aos jogadores que sejam mais do que são. Exige ao Simão que seja o Simão e que, alem disso, tenha a imaginação do Chalana e a garra do Simões; exige ao Manuel Fernandes que seja o Manuel Fernandes e que tenha ainda a força do Coluna e a visão de jogo do Shéu; e exige ao Paulo Almeida que vá para casa e não saia de lá. Um benfiquista a sério é bastante cruel. A menos que o Paulo Almeida marque 3 golos ao Porto. Nessa altura, o Paulo Almeida fará o que quiser dum benfiquista a sério.
E um benfiquista a sério é um benfiquista a sério. não é simpatizante do Benfica. O Benfica não desperta sentimentos menores, como a simpatia. Só gera de amor para cima. E é um amor exclusivo. Lembro-me de, um dia, ter tido esta conversa com o meu pai:
Ele: Más noticias, filho. Quando vínhamos para casa, a seguir ao empate do Benfica, a tua mãe caiu e partiu os dois braços e as duas pernas.
Eu: Eh pá, não acredito. O Benfica empatou?
Claro que isto nunca aconteceu. É um exagero que eu uso aqui, com fins estilísticos.
A minha mãe não tinha partido os dois braços mas só uma das pernas. Estava óptima. Apesar disso, este tipo de atitude tem-me causado dissabores, ao longo da vida. Eu sei perfeitamente que nunca serei o filho preferido da minha mãe. E eu sou o filho único, portanto, vejam bem o que isto faz a uma pessoa."

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A conversa do costume.

Se o benfica só gera de amor pra cima pq é que eu não conheço um único lampião com as quotas em dia?

Um único lampião que como eu assista a todos os seus jogos em casa faltando apenas quando a saúde não o permite?

Rico amor.. é como os pais que muito amam os filhos mas pagar pensão de alimentos tá quieto.

Em hora de festa todos os disparates vos vêem à cabeça, tão cegos que ficam de algo que vos caio no colo, das mãos do Ricardo, qual milagre ainda não digerido.

Parem de dizer disparates e concentrem-se é no que aí vem, ou não vos surja um Trapatoni a jogar para o empate no bessa e a transformar todo esse amor no usual dixit que eu escuto da boca de tanto e tanto benfiquista: "o quê?! Sócio?! Quotas?! Sustentar chulos?! dasse!".

3:39 da tarde  
Anonymous Azevedo said...

Que comédia. Só mesmo um lampião para não perceber a ironia do texto.

4:48 da tarde  
Blogger Pedro F. Ferreira said...

Eu tenho a felicidade de ser um benfiquista a sério. Já vi que o "Chalana" aqui deste blogue também. O resto da maralha que não sabe o que é ser do BENFICA... coitados, coitadinhos, coitadíssimos.

7:12 da tarde  
Blogger Chalana said...

Meu caro anónimo,

É natural que existam simpatizantes do Benfica que pensem dessa forma, como existem de outros clubes, como provavelmente existem no seu.

Mas apenas, para sua informação, meu caro, Chalana possui 25 anos de sócio benfiquista, com quotas em dia, e lugar pago para toda a época.

Eu sei o que é ser do Benfica, nunca deixei de ir, apenas por razões de saúde, como aconteceu esta época com o Belenenses.

Até na época do Artur Jorge, para que fique registado.

12:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ser benfiquiiiistaaaa...

é ser ladrão (fim de música)

http://premium1.uploadit.org/jordaz//Ricardo-tocado.jpg

12:23 da manhã  
Blogger Red Glock said...

Ser benfiquista (Luís Piçarra)

Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal

Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes

RG

2:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Offsides da Organizacao
  • Apaf
  • Assoc. Treinadores
  • FPF
  • Sindicato dos Jogadores
  • Jogadores em Offside
  • Beto
  • Cristiano Ronaldo
  • Helder Postiga
  • Luis Figo
  • Ricardo Carvalho
  • Rui Costa
  • Simao Sabrosa
  • Clubes em Offside
  • Beira-Mar
  • Belenenses
  • Benfica
  • FC Porto
  • Moreirense
  • Nacional da Madeira
  • Penafiel
  • Rio Ave
  • Sp. Braga
  • Sporting
  • Vit. Guimaraes
  • Offsides da Escrita Nacional
  • A Bola
  • Bola Branca
  • Mais Futebol
  • O Jogo
  • Record
  • Relvado
  • Sport Tv
  • TSF desporto
  • Zero Zero
  • Offsides da Escrita Internacional
  • As
  • Bundesliga
  • Calcio
  • Calcio Mercato
  • Don Balon
  • El Mundo Deportivo
  • Football 365
  • Four the Game
  • Futbol Me
  • Give me Football
  • Goal.com
  • Guardian
  • Libre Directo
  • Liga Espanhola
  • Marca
  • Planet Futbol
  • Premier League
  • Servi Futbol
  • Soccer Base
  • Soccer Spain
  • Sport
  • Tifonet
  • Outros Offsides
  • Adufe
  • Afixe
  • Aviz
  • Blasfémias
  • Bomba Inteligente
  • Blogame mucho
  • Blogotinha
  • Causa foi Modificada
  • Contra a Corrente
  • Doce da Avozinha
  • Do Portugal Profundo
  • Gato Fedorento
  • Ideias Soltas
  • Janela para o Rio
  • Jaquizinhos
  • Mar Salgado
  • Memória Virtual
  • No quinto dos Impérios
  • O Período
  • O Vento lá fora
  • Semiramis
  • O Tronco da Teia
  • Weblog
  • Em Offside

    Powered by Blogger

    Estou no Blog.com.pt