quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Filosofia Sportinguista

A filosofia do Sportinguista define-se em vários aspectos, senão vejamos:

- Para o Sportinguista não existe melhor jogador que o que actua na sua equipa. Eles possuem a melhor equipa, porque nela constam os melhores de Portugal, da Europa e alguns até do mundo.

- Para o Sportinguista, os jogadores que actuam nas outras equipas são todos uns pernas de paus, uns alijados, umas muletas ambulantes.
- Se existe algum jogador que sai do Sporting para outro clube português, orgulham-se de o ter formado, mas em seguida, dizem que o mesmo é mau, não aprendeu nada na formação, chegam mesmo, a afirmar que “ganhou-se um jogador perdeu-se o homem”. Eu sei que parece incoerente, mas é a realidade. Exemplos: Simão, Assis.

- Quando um jogador de outro clube se transfere para o Sporting, esse memo jogador passa a ser o melhor do Mundo. Exemplos: Paulo Sousa, era visto como um camião ambulante, tinha tido sorte quando naquele jogo no Bessa foi para a baliza e defendeu no último minuto o remate do jogador boavisteiro, que já festejava golo. Quando chegou ao Sporting era um verdadeiro número 6, um patrão do meio-campo com passes teleguiados, jogava de olhos fechados. Para já não falarmos de Pacheco, esse monstro sagrado na turma leonina, que passou pelo Benfica como o terno banco, o eterno 15 minutos finais, que nem centrar sabia.
Para ajudar ainda mais a esclarecer este ponto, não podia de deixar de falar do eterno verdadeiro artista, jvp, esse mesmo, o tal que saltava tão bem para a piscina como Ian Thorpe, o que destabilizava o balneário, o indisciplinado, o chulo do Benfica, passou em meia dúzia de dias, a ser o verdadeiro artista, de forma pujante, rasgava as defesas adversárias, sendo as mesmas, obrigadas a colocar o pé (que ninguém via) e a fazer penalty sobre o menino de oiro.
É lógico que havia mais exemplos: Jordão, Gomes, Jardel, etc., mas fiquemos por aqui.

- Os adeptos sportinguistas têm ainda um fetiche pela televisão a cores, considerando que só após o aparecimento da mesma, poderemos contar títulos e factos importantes na história do futebol. Esquecem-se os mesmos adeptos, que sempre foi a cores o futebol, apenas não existiam as infindáveis transmissões televisivas que ocorrem nos dias de hoje. E pelo que me ensinaram, o jogo ganha-se no campo e na televisão.
- Outra particularidade no Sportinguista é a sua equipa não jogar mal, e sempre que perde, a derrota tem como principais factores, o árbitro, a falta de sorte, o vento, a chuva, o poste, a barra. Em relação aos adversários directos, todas as suas vitórias têm como principais factores, os memos, mas de forma inversa.

- Falam das goleadas históricas que os rivais apanham em certos momentos, esquecendo sempre as suas, chegando ao ponto de considerar que existe diferença entre 4-1 e 3-0.
- Falam dos anos de seca, mas esquecem-se dos 17 anos sem glória nem títulos. Para eles, esses não contam porque alegam que na altura mandava o tal de sistema.

- Para eles, só existe um clube que forma jogadores, o Sporting, todos os outros, roubam a outras equipas, ou roubavam às antigas colónias. Mas mesmo assim, esses mesmos jogadores formados pelo Sporting deixaram de ser bons, a partir do momento em que deixaram à academia de touros.
- Falam mal da selecção, mas depois alegam que a mesma devia era possuir jogadores da sua colectividade, como se isso fosse factor de qualidade na equipa das quinas.

- Nunca dizem mal dos seus dirigentes, para eles, são sempre os melhores gestores, os que possuem melhores ideias, os mais honestos e incorruptíveis. Gozam com os presidentes dos rivais esquecendo que a sua própria história possui, dirigentes que só os enobrecem. Exemplos: Sousa Cintra, Jorge Gonçalves.
- Metem-se na vida dos clubes rivais, mas acham que os outros não podem, (porque nunca sabem) meter-se na vida da sua colectividade. Exemplo: mano da ferreira Leite na última segunda-feira. Para esses sugiro que leiam um site sobre as críticas á gestão da colectividade.

Havia muito mais para dizer, mas aguardo serenamente os diversos comentários que irão com certeza surgir.

Post I – Aconselhem o mano da ferreira Leite a ler o site acima exposto. E que acalme o facho, porque senão ainda lhe dá um AVC.

Post II – Levem lá o prémio dos melhores do mundo que nós continuamos a usufruir do historial. Para muitos ainda significa algo.

Post III – Quem quiser pode trocar sportinguistas por melhores do mundo, ou por lagartos.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ainda comecei a ler mas como reaparei que o primeiro ponto é falso e mentiroso, achei melhor parar antes de vomitar.
- o Sporting não tem o melhor plantel, nem sequer os melhores jogadores do camponato. longe disso.
felizmente também não tem os adeptos mais atrasadinhos e acéfalos.

4:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo!! Normalmente para a azia e vómitos sugiro Rennie... algo que deve estar a tomar desde Domingo, com toda a certeza.

Consigo ver que difere da generalidade dos adeptos da agremiação verde, uma vez que o 1. ponto por onde começa o meu amigo Chalana, foi proferido repetidas vezes ( normalmente quando repetimos algo até à exaustão é para nós próprios podermos acreditar na mesma, mas enfim...) da boca não só de adeptos, como de jogadores, dirigentes, comentadores desportivos e treinador. Pelo que o facto de não concordar demonstra uma certa clareza de ideias!!!

Brilhante, meu amigo Chalana!! Toda a sua explanação da filosofia Sportinguista!!

DV

4:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó Chalana: deixa a droga. Faz-te mal.

7:01 da tarde  
Blogger Travassos said...

vários erros na apreciação sobre a natureza de um sportinguista.

deixe que seja um sportinguista a falar, se calha percebe mais disso do que chalana ou outro benfiquista...

1. do sporting já saiu o melhor jogador do mundo (figo, numa votação da fifa - nunca vi nenhum benfiquista ser eleito...).

2. basta olhar para a instituição. dos pés (jogadores como paulo almeida) à cabeça (presidente lf vieira que não sabe dizer mais do que "sêjamos" e "póssamos") são uns aleijados.

3. alguém disse mal de nuno assis? e de dani? mas a memória é fraca - quem assobiou hugo leal, na luz? quem não pode ver, nem pintado, paulo sousa? e pacheco? e jvp? tss...

4. quanto à tv a cores - há sportinguista que se não orgulhe dos cinco violinos? do tempo da rádio e dos relatos com a chuva de golos de peyroteo, assistidos pelo melhor camisola 10 de sempre - travassos. até filmes a preto e branco - "o leão da estrela", já tentado em plágio...

5. a formação de jogadores é ridícula. basta ver com olhos de gente, caramba! futre, figo, simão, ronaldo e, e, e... dizer que figo ou ronaldo deixaram de ser bons quando deixaram alcochete só na mente depravada de um benfiquista!

6. agora um pouco de cultura: até no mundial 1966 quem levou mais jogadores à selecção principal foi o sporting (6). e odeio a selecção, reitero...

7. eu percebo o desespero dos benfiquistas. têm de agarrar-se ao historial - mas há só um clube que nunca ficou abaixo do quinto lugar...

post - portanto, sugiro a chalana, à acólita dv (que tanto apreciou a errónea explanação) e benfiquistas afins que remetam as suas análises para a apreciação da instituição e respectivos adeptos (sem mencionar o barbas ou o máximo, por favor)

9:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Maior- adj. Comparativo de superioridade de grande.

Assim, impõe-se um exercício de comparação:

Agremiação verde – 18 campeonatos; 13 Taças; 5 Supertaças ( isto já contando com o os 5 violinos; tetracampeonato; oito títulos em nove anos; Yazalde; Schmeichel/ Acosta; JVP/Jardel)

Benfica- 30 campeonatos; 24 Taças; 3 Supertaças ( isto sem os 5 violinos, sem tetracampeonato; sem oito títulos em nove anos; sem Yazalde; sem Schmeichel/ Acosta; sem JVP/ Jardel)

Porto- 19 campeonatos; 12 Taças; 13 Supertaças

Portanto, por mais voltas que se dê à questão, por mais estrangeirismos que se possam utilizar, a conclusão é apenas uma:

- Se atendermos ao significado da palavra MAIOR na língua portuguesa, qd utilizada como adjectivo, e após um pequeno exercício prático de comparação, conclui-se que o MAIOR clube português não é a de todo a agremiação verde!!! Com ou sem música!

É de facto uma afirmação polémica para todos os sportinguistas ( apesar de ser uma afirmação factual), e é claro que sei que todos os sportinguistas escribas deste blog a irão refutar, ou não fosse a mais visível característica dos sportinguistas o seu ódio visceral ao Benfica, o seu anti-benfiquismo! ( já dizia o amigo Chalana quando traçou o seu perfil) Um gene do qual o amigo travassos é tão grato!

Um bom sportinguista é 1º que tudo um verdadeiro anti-benfiquista!

DV

5:18 da tarde  
Blogger Travassos said...

é irresístível não recorrer ao passado, não é assim, cara dv?

é o "síndrome eusébio".

sempre (SEMPRE) que se discute futebol com um desgraçado adepto benfiquista a conversa irá sempre (SEMPRE) parar ao passado. é incontornável.

lembra aqueles fidalgos na bancarrota mas ainda com o título nobiliárquico e que insistem, insistem, em aparecer nos salões de festas apesar das calças e dos sapatos rotos...

glorioso - a piroseira da luz e da "famiglia" trata o seu clube por glorioso. ambos se confundem, ambos são pirosos. a única diferença é que "la famiglia" pode ostentar esse título piroso...

maior - desde miúdo que vou a alvalade. sempre tive esta sorte. "olh'as almofadas, é pró maior, é pró maior! guarda-chuvas pró maior". porque os artigos à venda tinham o símbolo do sporting.

o currículo do MAIOR sempre a condizer com o nome - já aqui expliquei (durante um século sempre lá em cima, sem ajudas...).

fiquei com o glorioso. o sporting será sempre o MAIOR.

post - não há ninguém que não goste da instituição. diverte tanto que é impossível não gostar-se. é como o circo...

5:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro travassos,

Não vou com certeza estender-me na minha resposta ( não por falta de argumentação, mas simplesmente porque será inútil e esta questão tornar-se-á um círculo vicioso) mas não podia deixar em branco a sua " brilhante" resposta.

No mínimo, rísivel...

Aliás como todos os sportinguistas!

DV

9:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Offsides da Organizacao
  • Apaf
  • Assoc. Treinadores
  • FPF
  • Sindicato dos Jogadores
  • Jogadores em Offside
  • Beto
  • Cristiano Ronaldo
  • Helder Postiga
  • Luis Figo
  • Ricardo Carvalho
  • Rui Costa
  • Simao Sabrosa
  • Clubes em Offside
  • Beira-Mar
  • Belenenses
  • Benfica
  • FC Porto
  • Moreirense
  • Nacional da Madeira
  • Penafiel
  • Rio Ave
  • Sp. Braga
  • Sporting
  • Vit. Guimaraes
  • Offsides da Escrita Nacional
  • A Bola
  • Bola Branca
  • Mais Futebol
  • O Jogo
  • Record
  • Relvado
  • Sport Tv
  • TSF desporto
  • Zero Zero
  • Offsides da Escrita Internacional
  • As
  • Bundesliga
  • Calcio
  • Calcio Mercato
  • Don Balon
  • El Mundo Deportivo
  • Football 365
  • Four the Game
  • Futbol Me
  • Give me Football
  • Goal.com
  • Guardian
  • Libre Directo
  • Liga Espanhola
  • Marca
  • Planet Futbol
  • Premier League
  • Servi Futbol
  • Soccer Base
  • Soccer Spain
  • Sport
  • Tifonet
  • Outros Offsides
  • Adufe
  • Afixe
  • Aviz
  • Blasfémias
  • Bomba Inteligente
  • Blogame mucho
  • Blogotinha
  • Causa foi Modificada
  • Contra a Corrente
  • Doce da Avozinha
  • Do Portugal Profundo
  • Gato Fedorento
  • Ideias Soltas
  • Janela para o Rio
  • Jaquizinhos
  • Mar Salgado
  • Memória Virtual
  • No quinto dos Impérios
  • O Período
  • O Vento lá fora
  • Semiramis
  • O Tronco da Teia
  • Weblog
  • Em Offside

    Powered by Blogger

    Estou no Blog.com.pt