sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Benfiquistas na selecção

O Benfica é o clube que mais jogadores tem na selecção portuguesa. Numa altura em que se fala da renovação e em que Scolari apostou em alguns nomes para rejuvenescer o grupo, eis que o Benfica está representado por 5 atletas (Quim, Petit, Manuel Fernandes, Simão e Nuno Gomes). Já o Sporting tem 2 e o FC Porto 1.

A ausência de jogadores portistas nos eleitos de Scolari é compreensível. Afinal, a escola de samba origina situações destas. Jogam as contratações brasileiras e ficam de fora os jovens da casa ou contratados a outros clubes. Mais grave é a situação do Sporting. O clube que se ufana de possuir a famosa academia, o local por excelência de formação de futebolistas de elite consegue incluir apenas 2 jogadores na selecção portuguesa numa altura de renovação da mesma (e atenção que um dos escolhidos é Ricardo, que não pode ser apontado como um jogador formado em Alvalade ou Alcochete, já não se sabe muito bem).

O cenário melhora um pouco se olharmos para os sub-21... Em 20 convocados há 2 que utilizam o equipamento prisional. Tantos assim???? Pronto, vamos incluir os restantes que não são suficientemente bons para vestir a camisola das risquinhas. Só o grande Casa Pia tem 2. Mas depois não se venham queixar que de outros prováveis Nunos Assis, que o homem forte do futebol jovem leonino já lamentou não ter ficado no Sporting.

Se calhar a Academia de Alcochete serve para a criação de bovinos, de touros bravos. Era o sonho de Maurício do Vale.

12 Comments:

Blogger Apito Encarnado said...

Mais uma vez a demagogia. Isso deve ser contágio da campanha eleitoral... Então o senhor gaba-se de ter 5 jogadores na seleção, tendo o sporting só 2 e depois fala das escolas? É esta parte mesmo que eu não entendo. Será que a escolas do sporting têm menos jogadores na convocatória que as escolas do benfica? (já agora, onde é que elas são?)

veremos então...

Escolas do Sporting - Caneira, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, Boa Morte e simão.

Escolas do benfica (outra vez, onde é que elas são?) - Manuel Fernandes. Que saiu do sporting aos 14 ou 15 anos.

No total, como pode ver, as escolinhas dos touros têm 4 jogadores e meio (houve um que não cresceu totalmente) enquanto as escolinhas do grande glorioso, talvez por ninguém saber onde é que elas são têm apenas um jogador, e curiosamente é uma estreia em jogo particular. É giro.

Se usa tanto a cabeça, se é assim tão glorioso, porque ir buscar temas em que mais uma vez se vê que entre os dois clubes rivais, há um que vai bem mais à frente?

Para finalizar este post insólito, não é que ainda acaba a gaber o nuno assis. Esse rapazinho também vai precisar de 10 anos de primeira liga para marcar 100 golos. Essa grande média. Como fui eu capaz de amachucar a imagem dessa mitica figura do futebol português que tem a média fantástica de 10 golos por época? O meu perdão por tal.

Defenda antes o bordeus sr. chalana, o bordeus!

8:55 da tarde  
Blogger Glorioso said...

Apito Encarnado. Sossegue...respire fundo. Não foi o Chalana que publicou o post mas sim o Glorioso. Mas eu não levo a mal. É essa nuvem verde-e-branca através do qual encara o mundo a toldar-lhe a visão...

Então agora o Simão já é do Sporting novamente (daqui a pouco dizem que os golos que marca na SuperLiga - os que não são de penalti, porque os outros não contam, claro - foram aprendidos quando vestia o equipamento prisional?) O Simão é então um dos que pode ser ostentado como troféu pelo clube verde-e-branco. Um jogador formado em Alvalade - mas nessa altura a academia dos touros ainda não existia pois não? O desespero leva a estas situações espantosas. Os sportinguistas a chamarem a si o Simãozinho! E o Caneira, que bateu com a porta ao clube do visconde! Já os estou a ver todos num jantar de Natal a comemorar os tempos em que passaram com a veste prisional. Quaresma, Paulo Costa, Caneira, Simão, Hugo Viana, Carlos Fernandes, Torrão, Vargas...

Apito Dourado. Os jogadores não são o que foram quando andavam nas escolinhas. Evoluem nos clubes e campeonatos que vão representando. Se não, o Dani era um craque do tamanho do Zidane. Por isso é que o Figo é o jogador que é (esse sim, sportinguista assumido, embora tenha saído de Alvalade batendo com a porta com todo o estrondo para o FC Barcelona). É que ele era bonzinho, mas ficou indiscutivelmente melhor com os anos de Barcelona e Madrid. E como eles outros. Alguns evoluem, outros regridem. Já sabemos que na opinião dos sportinguistas, o Simão regrediu, está quase na idade da pedra. Mas lá está. É essa nuvem verde-e-branca novamente a toldar-lhe a visão.

Cumprimentos

9:20 da tarde  
Blogger Apito Encarnado said...

Li todo o seu post e respondi ao qual sempre convencido que se tratava do sr chalana. Não deixa de ser um lapso meu em relação ao qual peço desde já desculpa, mas também não deixa de confirmar que os argumentos e expressões utilizadas são mesmo de índole institucional e fazem parte de um dialecto próprio o qual todos respeitam severamente. Ainda assim, aqui fica a repetição das minhas desculpas.

Quanto à sua resposta ao post, devo-lhe dizer que não respondeu minimamente a minha única acusação/questão em relação ao seu post. Se o benfica tem mais jogadores na seleção, porquê falar nas escolinhas? E mais uma vez a sua resposta provou que a chamada desse tema ao post foi infeliz, porque afinal agora as escolinhas já não interessam, até podem ser boas mas depois depende é da evolução deles onde seguem as carreiras. É isso. É só coerência. Mas seja o sr chalana a representar os anos 80, como o senhor glorioso a representar os anos 60, já estamos habituados à coerência.

Cumprimentos a ambos

1:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Realmente, é de uma infelicidade extrema um Benfiquista falar do assunto da formação dos jogadores e, ainda mais infeliz, referir-se ao Sporting. O Sporting formou jogadores medianos (ou maus) que andam jogam em vários clubes da Superliga, formou jogadores bons como Carlos Martins, Quaresma, Hugo Viana e Simão, forma, de vez em quando um jogador de classe mundial como Figo ou Cristiano Ronaldo. O Benfica tem o João Pereira - esse belíssimo arruaceiro - e o Manuel Fernandes. É preciso ter-se muita "lata" para falar sobre este assunto, senhor Glorioso....

3:21 da tarde  
Blogger Glorioso said...

O que não faltam são clubes a formar jogadores... O Odivelas, o Casa Pia, o Futebol Benfica. Muitos deles, grandes jogadores. Não é de todo exclusivo do Sporting. Com ou sem academia de touros.

3:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois claro, o que não falta são clubes a formarem jogadores. E, por estranho que pareça, o Benfica não se inclui nesse lote. Por outro lado, poucos têm formado jogadores de classe mundial...Como Ronaldo e Figo, só para servirem de exemplos...

1:40 da manhã  
Blogger Chalana said...

Alguém se lembra de um senhor chamado Rui Costa?

1:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esperto é o scolari... convoca jogadores do campeão nacional, europeu e mundial. Convoca também jogadores da equipa que é campeã nacional 3/4 vezes por época: as galinhas.
Estranho epifenómeno!

4:37 da tarde  
Blogger Incitatus said...

A estatua que está à porta do galinheiro é de um jogador formado no SPORTING de Lourenço Marques, o slb é um virus, incapaz de criar seja o que for, tirando R.Costa (sobrevalorizado por tudo e todos como é facilmente visivel desde que começou a aquecer o banco quando saiu da comoda fiorentina para o poderoso Milan) há mais de 20 anos que não produzem um jogador de jeito, e até o actual capitão foi feito nas escolas do SCP, por isso meus caros, portem-se bem e reduzam-se a vossa insignificancia quando falarem de formação pq vcs nem sabem o que isso é.
Quanto a convocação de M.Fernandes por Scolari não passa de simples adoçar de boca a pseudo maioria lampiã deste País para não perder a base de apoio à mediocre selecção que lidera, nada esse jogador fez que justifique tal convocatoria, ao contrario de Custodio ou C.Martins que se não fosse por lesão seriam concerteza opções bem mais lúcidas.
Aguenta e não chora...

1:33 da manhã  
Blogger Glorioso said...

Mas o que é que o Custódio fez de relevante para merecer ser chamado à selecção??? E o Carlos Martins passou a ser agora um fora de série??? Quando o Sporting o mandou passear para a Académica não prestava???

Para quem desdenha Manuel Fernandes eu digo apenas para lerem o que José Mourinho (o melhor treinador da actualidade) escreveu sobre o jogador.

Em relação à formação do Sporting eu comparava-a à escola primário. O resto dos ensinamentos, o secundário e a Universidade, têm que realizar já longe de Alvalade. Ou será Alcochete, na academia dos Touros?

7:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao caríssimo Incitatus,

O seu post vale o que vale e merece a consideração que merece ( nenhuma!) Mas mesmo assim vou dar-me ao trabalho de lhe esclarecer umas coizitas...

Quando o senhor se refere ao Sr. Eusébio da Silva Ferreira, ( com todo esse seu ar de suprema sabedoria, como que se nos fosse dar uma grande novidade!) como tendo sido um jogador nas escolas do Sporting de Lourenço Marques, apenas lhe digo vá aos arquivos deste blog, já que essa questão já foi aqui discutida.

Quantos às outras aleivosias que dispararam da sua cabeça, apenas lhe digo, que o facto de jogadores como Simão, Nuno Assis, Manuel Fernandes e pq não Ricardo Quaresma ( esqueceu-se desse!!!) ,formados nas escolinhas da Colectividade do Lumiar , estarem hj noutros clubes que não o Formador, só prova a boa capacidade ( vulgo incompetência) de gestão da agremiação verde!!!! Por isso, se eu fosse a si não me orgulhava desse facto assim tanto!!! Mas é natural, pouco tem para se orgulhar!!!!!

DV

3:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gostava de perguntar à DV se não é bom sinal para um clube o facto de jogadores aí formados representarem - ou terem representado - alguns dos melhores clubes da Europa... Se calhar estou em erro ao achar que isso é um motivo de orgulho - eu, os sportinguistas, os adeptos do Ajax. Obviamente que preferia que continuassem a jogar no meu clube mas, face à concorrência dos maiores clubes da Europa - com os quais o Sporting não pode competir (entendo que não perceba isso, dada a sobrevalorização que todos os benfiquistas dão ao seu clube) - acho óbvia a impossibilidade de "segurar" jogadores deste calibre. Enquanto que o Sporting, nos últimos anos, já formou três jogadores que representaram as cores do Barcelona - um dos quais representa agora o Real Madrid - e um que representa agora o Manchester United - o Benfica formou o Rui Costa que foi para a modesta Fiorentina e o Paulo Sousa - esse sim, um grande jogador - que foi para a Juventus, depois de uma passagem breve por Alvalade. Por outro lado, olhando para a superliga e para as divisões inferiores, encontramos jogadores formados nas escolas leoninas a militar em muitos clubes - bons ou maus, têm qualidade suficiente para aí jogarem. O mesmo já não se pode dizer em respeito à "instituição". É triste, não é?

Ass: Mitras Robalésios

9:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Offsides da Organizacao
  • Apaf
  • Assoc. Treinadores
  • FPF
  • Sindicato dos Jogadores
  • Jogadores em Offside
  • Beto
  • Cristiano Ronaldo
  • Helder Postiga
  • Luis Figo
  • Ricardo Carvalho
  • Rui Costa
  • Simao Sabrosa
  • Clubes em Offside
  • Beira-Mar
  • Belenenses
  • Benfica
  • FC Porto
  • Moreirense
  • Nacional da Madeira
  • Penafiel
  • Rio Ave
  • Sp. Braga
  • Sporting
  • Vit. Guimaraes
  • Offsides da Escrita Nacional
  • A Bola
  • Bola Branca
  • Mais Futebol
  • O Jogo
  • Record
  • Relvado
  • Sport Tv
  • TSF desporto
  • Zero Zero
  • Offsides da Escrita Internacional
  • As
  • Bundesliga
  • Calcio
  • Calcio Mercato
  • Don Balon
  • El Mundo Deportivo
  • Football 365
  • Four the Game
  • Futbol Me
  • Give me Football
  • Goal.com
  • Guardian
  • Libre Directo
  • Liga Espanhola
  • Marca
  • Planet Futbol
  • Premier League
  • Servi Futbol
  • Soccer Base
  • Soccer Spain
  • Sport
  • Tifonet
  • Outros Offsides
  • Adufe
  • Afixe
  • Aviz
  • Blasfémias
  • Bomba Inteligente
  • Blogame mucho
  • Blogotinha
  • Causa foi Modificada
  • Contra a Corrente
  • Doce da Avozinha
  • Do Portugal Profundo
  • Gato Fedorento
  • Ideias Soltas
  • Janela para o Rio
  • Jaquizinhos
  • Mar Salgado
  • Memória Virtual
  • No quinto dos Impérios
  • O Período
  • O Vento lá fora
  • Semiramis
  • O Tronco da Teia
  • Weblog
  • Em Offside

    Powered by Blogger

    Estou no Blog.com.pt