quinta-feira, janeiro 20, 2005

Falemos então de Ídolos e História

O meu caro amigo Travassos fala de história, idades, fundações e ídolos.
Considera ele que a colectividade do bairro do Lumiar é a melhor e a maior de Portugal.
Como devem calcular não vou discutir maioridade, porque provavelmente o meu caro Travassos terá os mesmos anos de filiação à sua colectividade como eu tenho ao grande clube português e o seu nº de sócio será bem menor do que o meu. Mas isso é os efeitos da verdadeira queima de cartões, que se fizeram ali para aos lados do Lumiar quando a colectividade da banheira não ganhava títulos.
Mas falemos de grandeza, de quem é quem, de quem foi.
Poderemos começar por dizer que não existe neste país nenhum quem tenha alcançado duas Taças dos Campeões Europeus dois anos seguidos. (claro que o Travassos vai dizer que são a preto e branco, mas apenas sigo o raciocínio histórico do meu amigo!).
Quanto à enormidade de troféus, taças e prémios afins, seria demasiado longo estar aqui a descriminar, porque não daria uma página inteira.
Falemos então “apenas” nos 30 títulos de Campeão Nacional, nas 24 Taças de Portugal, nas poucas, mas três Supertaças de Portugal, nos 3 Campeonatos de Portugal, nos 10 Campeonatos de Lisboa, nas 18 Taças de Honra, para não falar nos 42 Campeonatos Regionais em Reservas. No capítulo internacional, duas Taças dos Campeões Europeus, tendo em 67/68 sido considerada por essa verdadeira bíblia do futebol internacional, France Football, a melhor equipa europeia.
Isto meu caro, é História, e é da história que se constrói a grandeza de algo, porque daqui a 20 anos, quando falarmos da década de 90 e a 1ª do séc. XXI, falaremos dos feitos do fê-cê-pê.
E quanto a ídolos, meu caro amigo, não é só Eusébio. É Eusébio, mas é também Cosme Damião (O Pai), Ferreira Bogalho (o Pai da velhinha Luz) e Borges Coutinho.
Foi ainda, Ângelo, Artur, Artur Jorge, Bento, Carlos Manuel, Humberto Coelho, Cavém, Coluna, José Águas, Diamantino, Germano, foi o “teu” Rui Jordão, João Alves, Ricardo Gomes, Rui Costa, Shéu, Simões, Toni, Torres, Vítor Baptista, e claro, o grande “pequeno” Chalana.
Mas, falemos ainda de modalidades, e falemos do grande Nicolau (ciclismo), de António Leitão (no mesmo ano do teu Lopes) ganhando a medalha olímpica nos 5000 metros em Atletismo, de Carlos Lisboa o do basquetebol, que caro amigo, não tenho a certeza se jogou no Sporting, mas tenho a certeza, que foi no Benfica na década de 90, que ganhou um contentor de títulos.
Também, meu caro amigo, não sei se Ramalhete e Livramento jogaram no Sporting, mas sei, que os dois com mais uns quantos ganharam o campeonato nacional de 65 a 72. Exemplar!
Mas, para ir um pouco mais longe, deixa recordar-te que foi do Benfica, o primeiro nadador português num JO, dá pelo nome de Alexandre Yokochi, lembras-te?!
Se existe algo em que ninguém pode questionar é a dimensão e grandeza da história e do palmarés do Benfica.
Por aí Travassos, não vale a pena pegar!

Offsides da Organizacao
  • Apaf
  • Assoc. Treinadores
  • FPF
  • Sindicato dos Jogadores
  • Jogadores em Offside
  • Beto
  • Cristiano Ronaldo
  • Helder Postiga
  • Luis Figo
  • Ricardo Carvalho
  • Rui Costa
  • Simao Sabrosa
  • Clubes em Offside
  • Beira-Mar
  • Belenenses
  • Benfica
  • FC Porto
  • Moreirense
  • Nacional da Madeira
  • Penafiel
  • Rio Ave
  • Sp. Braga
  • Sporting
  • Vit. Guimaraes
  • Offsides da Escrita Nacional
  • A Bola
  • Bola Branca
  • Mais Futebol
  • O Jogo
  • Record
  • Relvado
  • Sport Tv
  • TSF desporto
  • Zero Zero
  • Offsides da Escrita Internacional
  • As
  • Bundesliga
  • Calcio
  • Calcio Mercato
  • Don Balon
  • El Mundo Deportivo
  • Football 365
  • Four the Game
  • Futbol Me
  • Give me Football
  • Goal.com
  • Guardian
  • Libre Directo
  • Liga Espanhola
  • Marca
  • Planet Futbol
  • Premier League
  • Servi Futbol
  • Soccer Base
  • Soccer Spain
  • Sport
  • Tifonet
  • Outros Offsides
  • Adufe
  • Afixe
  • Aviz
  • Blasfémias
  • Bomba Inteligente
  • Blogame mucho
  • Blogotinha
  • Causa foi Modificada
  • Contra a Corrente
  • Doce da Avozinha
  • Do Portugal Profundo
  • Gato Fedorento
  • Ideias Soltas
  • Janela para o Rio
  • Jaquizinhos
  • Mar Salgado
  • Memória Virtual
  • No quinto dos Impérios
  • O Período
  • O Vento lá fora
  • Semiramis
  • O Tronco da Teia
  • Weblog
  • Em Offside

    Powered by Blogger

    Estou no Blog.com.pt